Recentemente o governo federal realizou um pronunciamento oficial devido ao aumento de golpes que envolvem a prova de vida contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o Instituto, a principal preocupação é a vulnerabilidade dos idosos frente a essas fraudes, uma vez que a grande maioria não é familiarizada com as tecnologias digitais.
O INSS enfatiza que a prova de vida já não é mais uma responsabilidade do segurado. O próprio Instituto realiza o cruzamento de dados para confirmar a vida do titular do benefício. Isso implica que não é mais necessário que o aposentado ou pensionista se dirija até a agência bancária ou ao INSS para realizar o procedimento.
Como acontecem os golpes contra Aposentados do INSS?

De acordo com as informações disseminadas pelo INSS, os golpistas estão se aproveitando principalmente dos idosos, ao identificar na dificuldade de uso da tecnologia por parte deste grupo, uma oportunidade de fraude. O método de ação desses golpistas é explicado pelo Instituto em seu comunicado oficial: o indivíduo, se passando por um funcionário do INSS, solicita a confirmação de dados pessoais do beneficiário por telefone, mensagem ou WhatsApp.
Quais são as recomendações para evitar esse tipo de golpe?
O gerente da maior Agência da Previdência Social (APS) no Acre, a unidade Rio Branco, Ocian Florêncio, orienta que aposentados e pensionistas nunca forneçam seus dados pessoais por ligação, mensagem ou WhatsApp. Segundo ele, quando se trata de um funcionário do INSS, este já possui os dados do beneficiário e irá, no máximo, solicitar a confirmação do nome completo e CPF. Para evitar cair nesse tipo de golpe, o governo federal forneceu uma lista com dicas para se proteger.
Com essas informações, espera-se que os beneficiários do INSS estejam mais preparados para identificar e evitar esses golpes. Afinal, a segurança e o bem-estar dos cidadãos deveriam ser sempre prioridade.