Descubra as datas estabelecidas para o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2024 e entenda como aderir a essa modalidade. Aprenda também como o valor do saque é determinado e quais são as implicações de optar pela modalidade de saque-aniversário.
A modalidade de saque-aniversário é uma opção estabelecida pelo governo que permite ao trabalhador retirar uma parcela da conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. Cabe ressaltar que ao escolher essa opção, o trabalhador renuncia ao direito de saque total em caso de rescisão do contrato de trabalho sem justa causa.
Como funciona a modalidade de saque-aniversário do FGTS?

No saque-aniversário, o trabalhador pode sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos. Para tanto, é preciso manifestar interesse por essa opção no App do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Vale notar que essa escolha deve ser feita com antecedência no mês de aniversário do trabalhador, caso contrário, o saque será liberado apenas no ano seguinte.
Qual o calendário do saque-aniversário do FGTS para 2024?
As datas para o saque-aniversário do FGTS para 2024 já estão definidas. Confira abaixo o período de pagamento conforme o mês de nascimento do beneficiário:
- Janeiro: de 2 de janeiro a 31 de março;
- Fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril;
- Março: de 1º de março a 31 de maio;
- Abril: de 2 de abril a 30 de junho;
- Maio: de 2 de maio a 31 de julho;
- Junho: de 1º de junho a 31 de agosto;
- Julho: de 2 de julho a 30 de setembro;
- Agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro;
- Setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro;
- Outubro: de 1º de outubro a 31 de dezembro;
- Novembro: de 2 de novembro a 31 de janeiro de 2025;
- Dezembro: de 1º de dezembro a 29 de fevereiro de 2025.
Os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário podem resgatar um valor que vai de 5% a 50% do saldo disponível na conta do FGTS. Contudo, para saber o valor exato que poderá ser sacado, é necessário considerar a tabela de alíquotas do saque-aniversário que está disponível no site da Caixa Econômica Federal.