Na tarde desta terça-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresenta ao público uma nova ferramenta para o combate a roubos e furtos de telefones celulares: o site e aplicativo Celular Seguro. O lançamento ocorrerá às 15h e promete proporcionar uma ação rápida para as vítimas desses crimes.
A principal proposta do sistema é permitir que o usuário, ao ter o aparelho roubado, possa bloquear não apenas o celular, mas também a linha telefônica e os aplicativos bancários com alguns cliques. O acesso à plataforma será liberado tanto através da internet, quanto por aplicativos para Android e iOS.
Como será o funcionamento do Celular Seguro?

Para utilizar o Celular Seguro, o usuário precisará registrar-se com a mesma conta utilizada no Gov.br. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas, são parceiras na missão de viabilizar esse projeto.
Second do MJSP, “cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança que, em situações de roubo ou furto do aparelho, estarão autorizados a solicitar o bloqueio da linha telefônica”. A pasta ressalta a importância dessa medida para evitar prejuízos maiores ao titular da conta.
Expectativas em relação ao novo sistema
Para o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, a expectativa é que o Celular Seguro transforme os celulares roubados em um “pedaço de metal inútil”. A declaração foi feita na sábado (16) por meio de sua conta no X (ex-Twitter). “Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, celebrou o secretário.
Com a implementação do sistema Celular Seguro, o objetivo é minimizar os transtornos causados por esses crimes, garantindo maior segurança aos proprietários de celulares e dificultando a circulação de aparelhos roubados ou furtados. Com a possibilidade de bloqueio imediato, espera-se desestimular tais ações criminosas e contribuir para a diminuição dos índices de violência relacionados ao roubo de celulares.