Para todos os profissionais que trabalharam pelo menos 30 dias no ano passado, temos uma notícia importante relativa ao benefício do abono salarial do PIS/Pasep. Foi aprovado recentemente o calendário de pagamento deste benefício, que será referente ao ano de 2022. Diante disso, destacamos que estamos aqui para ajudá-los a entender melhor sobre o assunto e veremos os aspectos mais relevantes sobre o pagamento do PIS/Pasep para o próximo ano.
Inicialmente, é importante destacar que o atraso no pagamento do benefício é resultado dos efeitos negativos da pandemia de covid-19, mas o mundo financeiro está se reorganizando. Caso esteja entre os profissionais públicos ou privados que estiveram em atuação por pelo menos 30 dias durante 2022, então é sua chance de receber o abono salarial do PIS/Pasep.
Quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep?

Assumindo que você agora esteja pensando: “mas quem vai se qualificar para esse benefício?”, É uma pergunta justa! Uma das grandes vantagens desta ajuda financeira é que é bastante inclusiva. Para se beneficiar do abono salarial em 2024, é necessário que os profissionais estejam registados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e tenham recebido rendimentos mensais médios de, no máximo, dois salários mínimos durante 2022.
Além disso, é fundamental ter trabalhado remunerado para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2022, e que seus dados tenham sido corretamente enviados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. Segundo estimativas, cerca de 24,5 milhões de trabalhadores devem receber o benefício no próximo ano.
Qual será o valor do abono salarial do PIS/Pasep?
Agora a questão fundamental que deve estar em sua mente é: “quanto vou receber?” O montante será alterado com base na quantidade da remuneração mínima. Considerando uma política de valorização do piso salarial acima da inflação, definida pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o montante distribuído do abono em 2024 será maior.
Conforme as declarações da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a proposta para o valor do salário mínimo para 2024 é de R$ 1.413, aguardando ainda a confirmação pelo Congresso Nacional. Com base nesse valor proposto, além do aumento no salário mínimo, o valor do abono salarial pode se aproximar de até R$ 1.413, dependendo da quantidade de meses que você trabalhou em 2022.
Portanto, fique atento! Os pagamentos do PIS/Pasep começarão em fevereiro e se estenderão até agosto, respeitando a data de aniversário de cada beneficiário. Tenha certeza que já está conforme os requisitos necessários, e fique pronto para receber um benefício que certamente trará um alívio financeiro bem-vindo em 2024.