No universo dos benefícios sociais no Brasil, um vem chamando a atenção. Trata-se do Vale Gás, programa que foi instituído no governo de Jair Bolsonaro, com o propósito de subsidiar a aquisição de gás de cozinha por famílias de menor renda. No entanto, recentemente, foi observado um declínio acentuado no número de famílias contempladas pelo benefício. Em fevereiro, eram 5,95 milhões de famílias recebendo o Vale-Gás. Passados alguns meses, a queda é notável. Em dezembro, o total caiu para 5,4 milhões, ou seja, mais de 100 mil famílias que antes recebiam o benefício, foram cortadas da lista de contemplados.
Por que os cortes no Vale Gás?

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo gerenciamento do programa, a justificativa para essa redução se baseia na detecção de fraudes nos pagamentos. Em outras palavras, foi identificado que parte dos beneficiários estava recebendo o auxílio sem ter o direito conforme as normas e critérios do Vale-Gás. Para contextuar, o critério principal para receber o auxílio é estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e possuir uma renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. A partir desses dados, o governo realiza a seleção dos novos contemplados.
Como saber se vou receber o Vale Gás?
Se você faz parte do CadÚnico e acha que se enquadra nos critérios mencionados, é natural que queira saber se tem direito ao benefício. E se pergunte: como saber se vou receber o Vale Gás? Para tirar essa dúvida, você pode fazer a consulta online, pelos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, informando o número do CPF. Outras formas de consulta são o App Meu CadÚnico, ligando para a Caixa no número 111 ou para o Ministério do Desenvolvimento Social, no número 121. Vale lembrar que o pagamento do Vale Gás é feito em meses alternados. Portanto, se por algum motivo você não recebeu em uma ocasião, poderá ter uma nova chance no próximo mês previsto para o recebimento do benefício. Tendo em vista este panorama, fica claro a necessidade de ampla divulgação e esclarecimento sobre o programa, para que as famílias brasileiras que estão dentro dos critérios possam ser alcançadas por essa importante iniciativa. De modo geral, é importante ficar atento às informações e, principalmente, manter os dados sempre atualizados no Cadastro Único.