É com grande entusiasmo que anunciamos o mais recente projeto filantrópico do Nubank: a oferta de bolsas de estudo para cursos de ensino superior e mestrado. Esta é uma ação que contará com a colaboração e parceria de importantes fundações como a Fundação Estudar, Fundação Lemann e Veléz e Reyes+, atuando nos territórios brasileiro e colombiano.
Impulsionado pelo compromisso do Nubank em investir na educação e formação de jovens talentos, o projeto prevê um investimento total de US$ 1,2 milhão durante os próximos dois anos, através do fundo filantrópico Give Back. Este é um fundo gerenciado por organizações especializadas em mobilização e administração de recursos para ações sociais, como a Sitawi e o Instituto Phi.
Como se inscrever nas Bolsas do Nubank?

Para se inscrever, basta ter matrícula ativa em qualquer curso superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) em universidade brasileira, com previsão de formação entre dezembro de 2025 e julho de 2026.
Já temos planos para as primeiras bolsas do projeto
Inicialmente, as atenções do investimento serão direcionadas para a Beca Tech, um programa de graduação focado nas áreas de ciência e tecnologia para jovens na Colômbia. Espera-se que em janeiro de 2024, os primeiros beneficiados pela bolsa já possam iniciar suas jornadas acadêmicas nas principais universidades do país, com foco nos cursos de Computação e Engenharia de Sistemas.
No território brasileiro, o fundo Give Back estabelecerá parcerias com duas instituições, dando início à seleção de estudantes dentro de cada programa específico.
Qual será o impacto no Brasil?
O Programa Tech Fellow, em parceria com a Fundação Estudar, é a primeira dessas parcerias que buscará ofertar bolsas de estudo para as melhores universidades do Brasil e do mundo. Além do acesso à educação, os bolsistas terão a oportunidade de receber mentoria de lideranças em tecnologia, ter acesso a suporte personalizado de carreira e conexões com potenciais investidores e especialistas da área.
Para ser elegível ao programa, os candidatos devem possuir nacionalidade brasileira e estar inscritos em cursos de graduação ou em intercâmbios de longa duração nas áreas de engenharia de software, ciência de dados, ciências da computação, dentre outras.
O mestrado também está em nosso radar
A segunda parceria é com a Fundação Lemann, na qual a atenção será voltada para a oferta de bolsas de mestrado. A prioridade será para estudantes das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com impacto social, especialmente para programas de estudo no Reino Unido.
Neste programa, assim como no de graduação, as bolsas cobrirão todas as despesas, desde mensalidades até moradia, vistos e passagens. A previsão de início e aprovação dos programas é para 2024.
Sem dúvida, a iniciativa do Nubank vai além da oferta das bolsas de estudo. Este projeto demonstra a importância do investimento consciente na formação de jovens talentos, o papel das empresas no desenvolvimento educacional e a potência de uma educação de qualidade para a transformação social.