Cerca de 38 milhões de brasileiros estão na expectativa pelo pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, que acontece nos próximos dias. A gratificação natalina, aguardada durante todo o ano, muitas vezes é utilizada para as compras de final de ano, contribuindo para movimentar a economia brasileira. Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário deve injetar aproximadamente R$ 250 bilhões na economia do país.
A segunda parcela do 13º salário é um direito de quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias durante o ano, servidores públicos, aposentados e pensionistas. Quanto aos aposentados e pensionistas do INSS, os pagamentos já foram feitos de forma antecipada. Apenas aqueles que não receberam o décimo terceiro anteriormente receberão o montante em dezembro. É válido lembrar que trabalhadores demitidos por justa causa perdem o direito à gratificação natalina.
Quais os descontos na segunda parcela do décimo terceiro salário?

A segunda parcela do décimo terceiro tende a ser uma quantia menor que a primeira devido aos descontos aplicados, tais como o Imposto de Renda, a contribuição ao INSS, e, se for o caso, pensão alimentícia. No caso de pagamento de parcela única, os descontos são aplicados sobre o valor total do benefício.
Como será o pagamento da segunda parcela do Décimo Terceiro Salário?
Os empregadores têm até o dia 20 de dezembro para efetuar o pagamento da segunda parcela. A primeira parcela deveria ter sido paga até dia 30 de novembro, mesmo prazo para o pagamento de parcela única. Todos os pagamentos devem ser feitos dentro da data limite.
Como calcular o valor da segunda parcela do 13º salário?
No cálculo da remuneração do trabalhador, devem ser incluídas as horas extras, gorjetas, comissões e adicionais noturno, de insalubridade e de periculosidade. As empresas podem descontar as faltas por mais de 15 dias que não tiverem sido justificadas. Nesse caso, a perda é de 1/12 do 13º salário.
Dicas para utilizar o seu Décimo Terceiro Salário
Aqui estão algumas sugestões para melhor aproveitamento do seu décimo terceiro salário: desde criar uma reserva para situações de emergências, realizar o pagamento de dívidas, quitando o IPVA e o IPTU, até as compras de Natal ou até mesmo realizar a viagem dos seus sonhos durante as férias!