Se você é um MEI (Microempreendedor Individual), sabe que acompanhar todas as mudanças e novidades do universo empresarial é fundamental para o crescimento e sustentabilidade do seu negócio. As mudanças para o MEI, previstas para 2024, tendem a trazer impactos significativos no cenário de empreendedorismo. Diante disso, é importante que você esteja a par de todas as informações para se adaptar da melhor maneira.
É fato que a iniciativa do Microempreendedor Individual impulsionou milhões de pessoas a colocarem em prática seus planos de negócio e desenvolverem seus empreendimentos. Atualmente, mais de 14 milhões de CNPJ no Brasil pertencem a microempreendedores individuais, uma parcela que representa mais de 70% das empresas ativas no país. Tal cenário demonstra o impacto desse modelo empresarial para a economia brasileira.
O que muda para o MEI em 2024?

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 108/2021, algumas mudanças importantes podem acontecer em 2024.:
- Aumento do limite de faturamento anual do MEI, que passará de R$81 mil para R$144 mil. Esse reajuste pode movimentar ainda mais a economia e atrair um número significativo de novos empreendedores para esse modelo de negócio.
- Possibilidade de o MEI poder contratar mais de um funcionário, caso o projeto seja aprovado. Atualmente, o modelo permite a contratação de apenas um funcionário.
- Ajuste no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A contribuição mensal do MEI, realizada por meio do DAS, será reajustada com base no aumento do salário mínimo.
Quais serão os novos valores do DAS em 2024?
O valor exato do DAS ainda não foi oficialmente estabelecido para 2024, pois depende da definição do valor do salário mínimo que entrará em vigor a partir de janeiro do mesmo ano. No entanto, já é sabido que haverá um reajuste. O pagamento mensal do MEI compreende três parcelas: INSS, ICMS ou ISS e, em alguns casos, INSS + ICMS + ISS.
Além de estar a par das mudanças que irão acontecer, é fundamental que o MEI continue aprimorando seus conhecimentos sobre esse modelo empresarial. Só assim será possível aproveitar todas as vantagens e oportunidades de crescimento que ele oferece.