As ações da renomada mineradora Vale (VALE3) subiram 0,18% nesta terça-feira (12), sendo cotadas a R$ 72,99. Em um dia de tensões financeiras, o Ibovespa terminou em queda de 0,40%, aos 126.403,03 pontos. Todavia, para a Vale, o saldo foi positivo, uma vez que, apesar de terem mantido volatilidade durante a sessão, suas ações conseguiram fechar no verde.
Por sua vez, o minério de ferro, matéria-prima crucial para a atividade da companhia, também fechou em alta. Isso trouxe um ânimo para o setor, que por muito pouco não pendia para o pessimismo. O contrato de minério mais negociado no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, com vencimento em maio de 2024, fechou com elevação de 1,52%, cotado a 969,5 yuans por tonelada, correspondendo a US$ 135,06.
Por que a Vale (VALE3) recuou à tarde?

No entanto, a tarde não foi tão favorável para a mineradora. A Vale (VALE3) teve outros de seus valores puxados para baixo, reflexo direto da queda do Ibovespa. Este cenário de cautela foi provocado pelas expectativas geradas pela chamada “Super Quarta”. Um dia em que, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos, tomarão decisões monetárias importantes que podem influenciar o rumo do mercado financeiro.
O que podemos esperar após a “Super Quarta”?
Aguardada com expectativas e apreensões por investidores do mundo inteiro, a “Super Quarta” promete ser um divisor de águas para o mercado financeiro. Decisões monetárias nessas grandes economias têm o potencial de causar impactos significativos nos mercados globais. Portanto, é difícil prever como as ações da Vale (VALE3) irão se comportar após esse período. O que é certo, porém, é que os investidores estarão de olhos atentos aos próximos passos dessas economias e, consequentemente, suas influências no mercado de minério de ferro.
Esta atualização foi proporcionada através das informações divulgadas pelo Broadcast. Vale lembrar que todas as decisões de investimento devem ser tomadas com cautela, avaliando cuidadosamente as condições do mercado e o perfil do investidor. Acompanhar as notícias e estar atento a todas estas variações são passos fundamentais para quem deseja investir de maneira segura e assertiva.