Já foi iniciada a liberação do Abono Natalino do Bolsa Família, uma ajuda extra destinada às famílias de extrema pobreza, para este fim de ano. Esta distribuição financeira corre por meio do Caixa Tem e os depósitos são feitos a partir do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. As famílias que têm direito ao benefício serão informadas de quando serão liberados os valores nesta semana.
É importante lembrar, entretanto, que o Abono Natalino não é um compromisso do Governo Federal, sendo disponibilizado por pagamentos estaduais. Em 2023, um governo estadual planeja destinar R$ 2,4 bilhões para pagamentos extras no mês de dezembro, que incluem este benefício.
O que é o Abono Natalino do Bolsa Família?

O Abono Natalino é considerado um complemento ao rendimento de famílias em extrema pobreza que já são atendidas pelo programa social Bolsa Família. Os critérios de seleção baseiam-se nas informações cadastradas no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). A iniciativa vai atender a 693 mil famílias paraibanas, conferindo a elas um valor extra de R$ 64, a ser depositado na mesma conta em que recebem o auxílio mensal do programa.
Os pagamentos são realizados conforme a sequência numérica final do NIS. O saque pode ser efetuado em agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou por correspondentes Caixa Aqui. Para realizar a retirada, os beneficiários devem apresentar um documento de identificação oficial com foto, CPF e o cartão do NIS. O valor pode ser sacado mesmo por beneficiários que estejam em outro estado, além da Paraíba.
Quando será o pagamento do Auxílio Natalino?
O calendário para o pagamento do benefício foi dividido conforme a sequência numérica final do NIS, iniciando no dia 11 de dezembro e finalizando no dia 22 do mesmo mês.
Adicionalmente, o estado da Paraíba terá um calendário de pagamentos específico para este final de ano. Entre os dias 29/11 e 23/12, serão realizados os pagamentos de salários de novembro e dezembro para aposentados, pensionistas, reformados e servidores da ativa das administrações direta e indireta. A segunda parcela do 13º salário do funcionalismo público estadual será paga no dia 7/12 e os prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor serão depositados até o final de dezembro.