Disponibilizado pelo Governo Federal, o Auxílio-gás beneficia milhares de famílias em toda a nossa extensão territorial. No último mês do ano, dezembro, aqueles que estão devidamente cadastrados no CadÚnico deverão receber o valor readequado de R$ 104.
Este benefício, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), terá aproximadamente R$ 560 milhões investidos exclusivamente para o pagamento nesta leva. O auxílio é uma ajuda crucial para as famílias que se encontram em vulnerabilidade econômica ou social e que fazem parte do CadÚnico.
Qual a Finalidade do Benefício Auxílio-gás?

Este auxilio é pago em ciclos bimestrais e tem como objetivo principal, cobrir o custo médio nacional do botijão de gás de 13 kgs. Com isso, pretende-se aliviar as despesas dos grupos mais vulneráveis na sociedade. Este valor é então depositado diretamente na conta de poupança social do aplicativo Caixa Tem, onde é possível realizar transações como pagamentos e transferências ou até mesmo solicitar a retirada do montante em dinheiro físico.
Como funciona o Calendário de liberações?
O calendário segue a mesma lógica e ordem que o Bolsa Família. Assim, o valor costuma ser depositado simultaneamente com o principal benefício do programa de transferência de renda do governo federal. Em dezembro, por decisão do governo, o cronograma foi adiantado começando na segunda-feira (11), atendendo as famílias com o NIS terminado em 1. A previsão é que os depósitos se estendam até o dia 22 do mesmo mês, beneficiando as famílias com o NIS terminado no número 0.
Calendário de pagamentos do auxílio-gás em dezembro
- NIS final 1: depósito em 11 de dezembro (antecipado para o dia 9)
- NIS final 2: depósito em 12 de dezembro
- NIS final 3: depósito em 13 de dezembro
- NIS final 4: depósito em 14 de dezembro
- NIS final 5: depósito em 15 de dezembro
- NIS final 6: depósito em 18 de dezembro (antecipado para o dia 16)
- NIS final 7: depósito em 19 de dezembro
- NIS final 8: depósito em 20 de dezembro
- NIS final 9: depósito em 21 de dezembro
- NIS final 0: depósito em 22 de dezembro