As Lojas Americanas, uma das maiores varejistas do Brasil, divulgaram recentemente algumas informações referentes à sua mão de obra. Segundo a empresa, ocorreram muitas mudanças com relação à contratação de funcionários, principalmente por causa das datas comemorativas, como a Black Friday. Deste universo, 88% dos desligamentos foram de colaboradores contratados temporariamente para esse período.
A gigante do varejo brasileiro, com muitas de suas unidades espalhadas por todo o país, como a Lojas Americanas do Resende Shopping, no Rio de Janeiro, citou em comunicado recente a sazonalidade de seu quadro de funcionários. Com base nos dados apresentados, os desligamentos de colaboradores somam um total de 5.182, dos quais 306 foram desligamentos voluntários e 4.876 términos de contratos temporários.
Mudanças na contratação de funcionários nas Lojas Americanas

Contudo, nem tudo foi perda na mão de obra da empresa. No mesmo período, a Americanas contratou 359 novos colaboradores, mostrando um dinamismo na gestão de sua equipe conforme a necessidade do mercado varejista. Reconhecendo os picos em épocas comemorativas, como Páscoa, Black Friday e Natal, a companhia comunicou que o número absoluto de desligamentos ficou em linha com períodos anteriores à recuperação judicial.
A vaga é temporária, mas a faísca do sucesso é perene
Embora tenha ocorrido essa alta de desligamentos, a empresa reforça que a grande maioria era referente a funcionários temporários, contratados especificamente para as demandas da Black Friday. Além disso, para se preparar para a próxima onda de contratações, a estratégia do varejista para o Natal já está em ação. Recentemente, a Americanas anunciou a abertura de 7 mil vagas em funções temporárias para reforçar sua operação no Natal.
Essas contratações sazonais são, sem dúvida, uma excelente oportunidade para quem está em busca de trabalho temporário ou mesmo para quem deseja ter a chance de ser efetivado. Como se trata de uma das maiores empresas varejistas do Brasil, fazer parte do quadro de funcionários das Lojas Americanas, mesmo que por um curto período, pode ser o pontapé inicial para um futuro promissor.