A Carteira Digital de Trânsito (CDT), criada pelo Governo Federal, recentemente apresentou uma falha técnica que gerou uma onda de confusão entre os motoristas brasileiros. O aplicativo enviou uma notificação de vencimento do exame toxicológico a todos os usuários, mesmo aos que ainda não precisavam renovar o teste. Prazo correto para a apresentação do exame é até 28 de dezembro, mas muitos motoristas receberam o alerta erroneamente.
O alerta foi enviado via ‘push’, isto é, uma mensagem de texto, para todos os usuários com o aplicativo instalado. Dentro do aplicativo, havia também uma notificação sobre o prazo final de entrega do resultado. Em conversa com o Valor, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informou que essa falha foi corrigida no dia 4.
Reparo técnico na Carteira Digital de Trânsito

A Secretaria e o Serpro, a empresa pública responsável pela operacionalização da CDT, trabalharam conjuntamente para corrigir a comunicação do aplicativo o mais rapidamente possível. Agora, a funcionalidade voltou ao normal e apresenta apenas os alertas corretos aos usuários.
Quem precisa fazer o exame toxicológico?
Conforme a legislação atual, o exame toxicológico é um pré-requisito para os motoristas das categorias C, D e E. Para verificar se é necessário realizar o exame, é preciso acessar a área específica do aplicativo, onde estão detalhadas as informações sobre a data da última coleta e a necessidade de renovar o procedimento.
Este exame, que tem uma janela de detecção ampla para a identificação do uso de substâncias psicoativas, deve ser refeito a cada 30 meses. Ele é realizado com amostras de cabelo ou pelos em laboratórios credenciados, sem a necessidade de preparação prévia. Os motoristas que não realizarem o exame no prazo estabelecido estarão sujeitos a uma infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e acréscimo de sete pontos na CNH.