As festas de final de ano estão chegando e, com elas, surge a expectativa das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família sobre a possibilidade de um bônus especial para dezembro. Devido ao contexto de crise econômica brasileira, esse benefício extra torna-se muito aguardado, pois pode ser a chave para um Natal com menos dificuldades financeiras para milhões de famílias pelo país.
Este ano, a situação é um tanto diferente. Apesar da suspensão do 13º salário, os integrantes do programa terão direito a um pagamento adicional. Ainda que não seja quase o dobro do que normalmente recebem, como ocorria com o 13º, esse valor extra certamente será de grande ajuda para muitos lares brasileiros.
Quanto é o Vale Gás de dezembro?

Uma boa notícia que surgiu é o retorno do Vale Gás. Este benefício, que havia sido suspenso em novembro, consiste no repasse de um valor médio equivalente a um botijão de gás de 13 kg para as famílias integrantes do programa. Sua retomada proporcionará um alívio para os orçamentos dos que mais necessitam.
Embora ainda não haja uma divulgação sobre quanto exatamente será liberado, existe uma expectativa de que esse valor permaneça na média de R$ 100, como estava sendo fornecido até outubro. O valor será depositado através da poupança social Caixa Tem, de acordo com o calendário do Bolsa Família.
Calendário de pagamentos do Vale Gás em dezembro
O calendário de pagamentos para o mês de dezembro já foi divulgado. As datas de recebimento são determinadas de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiado. Confira:
- NIS final 1: 11 de dezembro;
- NIS final 2: 12 de dezembro;
- NIS final 3: 13 de dezembro;
- NIS final 4: 14 de dezembro;
- NIS final 5: 15 de dezembro;
- NIS final 6: 18 de dezembro;
- NIS final 7: 19 de dezembro;
- NIS final 8: 20 de dezembro;
- NIS final 9: 21 de dezembro;
- NIS final 0: 22 de dezembro.
Além do retorno do Vale Gás, algumas famílias que concordam com critérios específicos têm a chance de receber outros pagamentos adicionais. Para tanto, é necessário o devido recadastramento no Cadastro Único em um dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) disponíveis e solicitar a inclusão nos benefícios extras.
Essa atualização garante que todas as famílias que preenchem os requisitos possam usufruir desses benefícios adicionais no período festivo. Dessa forma, as celebrações de final de ano podem ser um pouco mais confortáveis para os beneficiários do Bolsa Família.