O prazo para os trabalhadores fazerem o saque do Programa de Integração Social (PIS) está quase acabando. Os beneficiários têm até o dia 28 de dezembro de 2023 para retirar o valor disponível. Quem não fez a solicitação do benefício ainda tem alguma folga na contagem de tempo, mas é importante agir rapidamente para não perder a oportunidade.
O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, oferece o Abono Salarial. Essa contribuição é semelhante a um “14º salário” e é destinada principalmente para os trabalhadores de baixa renda. O valor recebido pelo beneficiário leva em conta o número de dias em que ele trabalhou durante o ano. Para 2023, os valores variam de R$ 110,00 até o montante de um salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320.
Quem tem direito ao PIS?
Esse benefício em particular é concedido ao trabalhador que esteve empregado por, no mínimo, 30 dias durante o ano anterior, ou seja, 2021. Além disso, é necessário que o beneficiário esteja cadastrado no PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) por pelo menos cinco anos. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal para os inscritos no PIS e pode ser feito por crédito em conta, através do aplicativo Caixa Tem, ou diretamente nas agências bancárias da Caixa.
Em paralelo, servidores públicos, militares e empregados de companhias estatais que estão inscritos no PASEP recebem o seu pagamento pelo Banco do Brasil, seguindo o mesmo calendário de pagamento do PIS.
Como posso consultar o PIS?
Para os trabalhadores que querem verificar quando será feito o pagamento, se têm direito ao benefício e qual o valor disponível, eles podem baixar o aplicativo Caixa Trabalhador, que está disponível para iOS e Android. Outra opção é através da consulta na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br, que foi liberada a partir de fevereiro de 2023.
Ainda existe uma terceira alternativa, através do aplicativo FGTS, também disponível para iOS e Android. Após acessar o aplicativo, o trabalhador deve selecionar a opção “Você possui saque disponível” e, em seguida, clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. Vale a pena lembrar que empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física não têm direito a este benefício.