Ao se falar em INSS, muitas pessoas pensam automaticamente em aposentadoria, não é mesmo? Mas, como você já deve saber, a Previdência Social é muito mais abrangente e engloba outros benefícios sociais importantes, tais como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salário família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso. Além, é claro, das várias modalidades de aposentadoria, que incluem por idade, invalidez, entre outras.
Como consultar o extrato do INSS?

É aqui que entramos na palavra-chave da nossa conversa de hoje. Para que você possa ter acesso a todas essas informações, o INSS disponibiliza o seu extrato. Esse documento é fundamental tanto para quem já é beneficiário quanto para quem ainda vai requerer algum dos benefícios do INSS.
O extrato do INSS pode ser facilmente consultado por meio do aplicativo do INSS ou pelo site Meu INSS. Para isso, basta fazer o login com a sua conta Gov.br, que você já deve conhecer, pois ela dá acesso a diversos serviços digitais do governo federal.
Calendário de pagamentos do INSS?
No extrato do INSS, é possível conferir informações como o extrato de pagamento de benefícios, saber os valores que serão recebidos no próximo calendário, verificar as datas de pagamento e ainda agendar ou remarcar perícias, por exemplo. Lembrando que as datas de pagamento são divididas de acordo com o final do benefício, sendo que:
- Para os finais 1 e 6 o pagamento é efetuado dia 2 de janeiro,
- Para finais 2 e 7 o dia é 3 de janeiro,
- Finais 3 e 8 no dia 4 de janeiro,
- Finais 4 e 9 no dia 5 de janeiro e por fim,
- Os benefícios com finais 5 e 0 são pagos no dia 8 de janeiro.
Através do extrato do INSS, também é possível utilizar outros serviços digitais vinculados aos benefícios da seguridade social. Dessa forma, você consegue ter todas as informações necessárias e ainda aproveitar outros serviços, tudo em um único lugar. Prático, não?
E então, o que achou deste nosso papo de hoje? Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre como consultar o extrato do INSS. Lembre-se de que esse é um direito seu como cidadão e como contribuinte. Portanto, não deixe de fazer uso dele sempre que precisar.