Conseguir benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um processo guiado por etapas bem definidas. Uma das etapas mais críticas é a perícia médica, que pode ser uma espera longa devido a um grande volume de requerimentos. Entretanto, o INSS adotou a medida de antecipação dessa avaliação médica em casos específicos, com o intuito de aliviar essa espera para os que mais necessitam dos auxílios. Este texto decifra os caminhos necessários para descobrir se você é abrangido por essa antecipação.
Para descobrir se houve a antecipação da perícia médica, o requerente tem a possibilidade de acessar a plataforma Meu INSS, disponível tanto como um site quanto como aplicativo para Android e iOS. Na plataforma, após realizar o login, deve-se procurar pela opção “Consultar Pedidos” no menu principal. Ao localizar o pedido relacionado à perícia médica do INSS, clique em “Detalhar”. Há também a possibilidade de contatar gratuitamente a Central 135, das 7h às 22h de segunda a sábado, caso o usuário não tenha acesso às plataformas digitais.
Quem tem direito a essa antecipação da perícia do INSS?

O INSS está executando o processo de antecipação das perícias médicas desde 20 de novembro de 2023. Esse processo beneficia mais de 9 mil cidadãos que já estavam em espera há mais de 100 dias para o exame. São especificamente aqueles que requereram o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.
Contudo, mesmo com a iniciativa do INSS de antecipação, o número de faltosos às consultas tem sido maior do que os agendamentos realizados. Até 23 de novembro, por exemplo, somente 18 das 79 pessoas que tinham sinistros médicos antecipados compareceram. No geral, dos 341 agendamentos feitos desde o início do programa, somente 91 compareceram, culminando em um índice de 26,6%.
Como o Instituto entra em contato para informar sobre a antecipação?
Para deixar os beneficiários cientes sobre a antecipação da perícia médica, o INSS tem entrado em contato por diferentes canais. Isso inclui o aplicativo Meu INSS, a ligação do número (11) 2135 0135, e-mails do endereço [email protected] e mensagens de texto nos números 29230, 27030 e 92716, que pertencem ao Ministério da Previdência Social.