A economia brasileira encerra o ano com perspectivas bastante otimistas. Novembro de 2023 foi um mês de grande valorização para a bolsa de valores, e a tendência é que dezembro acompanhe este movimento. Profissionais do mercado financeiro esperam um rali no final do ano, o que pode trazer um verdadeiro presente de Natal para os investidores.
O Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira, pode atingir um recorde histórico antes do ano terminar. Diversos fatores contribuem para esta visão, incluindo a pausa na alta dos juros nos EUA, o ciclo de afrouxamento monetário no Brasil e um fluxo crescente de capital estrangeiro.
A expectativa para o desempenho do Ibovespa

O último recorde máximo do Ibovespa foi registrado em 7 de junho de 2021, quando o índice alcançou a marca dos 131.190 pontos. De acordo com Daniel Geweh, chefe de estratégia de ações para Brasil do Itaú BBA, o mercado financeiro brasileiro está com valuation atrativo e com tendência de melhora nos lucros, o que pode atrair mais capital estrangeiro. Além disso, a política monetária dos EUA também pode ser um driver positivo para o mercado.
Vem aí um novo recorde histórico no Ibovespa?
Bruna Sene, analista da Nova Futura Investimentos, acredita que este é um cenário bastante possível. Segundo ela, se considerarmos o preço de fechamento de novembro, o Ibovespa precisaria subir aproximadamente 3% para atingir o recorde histórico de 131 mil pontos. Considerando a continuidade do cenário positivo para ativos de risco e a queda nas taxas de juros futuras, tanto no Brasil como no exterior, este objetivo parece ser alcançável.
Já Jennie Li, estrategista de ações da XP, lembra que a política monetária da Reserva Federal dos EUA (Fed) pode influenciar no desempenho do índice. Caso os dados econômicos americanos venham pior do que o esperado ou se o FED adotar um tom mais duro, os mercados podem reverter suas expectativas.
Rumo a um 2024 otimista?
Sobre as expectativas para 2024, os estrategistas acreditam que os mercados emergentes, incluindo o Brasil, podem ganhar mais atenção, com possibilidade de uma melhora no apetite ao risco. A XP trabalha com a projeção revisada de 142 mil pontos para o Ibovespa no final de 2024. O Itaú BBA, por outro lado, projeta Ibovespa a 145 mil pontos em 2024.
Portanto, o cenário aponta para bons ventos no horizonte para a bolsa de valores brasileira. Aliado aos aspectos macroeconômicos favoráveis, o melhor fluxo de capitais estrangeiros pode impulsionar ainda mais a economia brasileira.