No último dia de pagamento do 13º salário, foi registrado que a população brasileira preferiu priorizar o pagamento das dívidas. Os dados são da Serasa, que apontou um recorde de acordos realizados em um único dia durante o Feirão Limpa Nome. No total, foram firmados 313 mil acordos na última quinta-feira, superando o record anterior registrado durante o pico da pandemia, em 8 de setembro de 2020, quando foram realizadas cerca de 276 mil renegociações em 24 horas.
Segundo o levantamento, num período de um mês que se estendeu de 30 de outubro a 30 de novembro, cerca de 4.549.770 acordos foram fechados com aproximadamente 4,2 milhões de consumidores inadimplentes. Segundo os dados da Serasa, houve uma concessão de descontos que totalizou um valor equivalente a R$ 13,48 bilhões.
O que está por trás desses números?

Diante da realidade brasileira onde cerca de 77% das famílias encontram-se endividadas, necessita-se analisar a fundo esses números. Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ressalta a importância de compreender o que esses dados realmente indicam. Quais as dívidas que estão sendo pagas? Que tipos de acordos são esses? Essas são perguntas que precisam ser respondidas para identificar os reais motivos da reincidência nos casos de inadimplência.
De acordo com Ione, é crucial entender o processo de realização dos acordos, quais linhas de crédito estão sendo mais beneficiadas e os índices de reincidência em casos de negativação. Isto porque os números absolutos podem camuflar certas problemáticas que precisam ser consideradas para agir na educação do consumidor antes de chegar no estágio de inadimplência.
Quais são as dívidas dos brasileiros?
Segundos os dados da Serasa, cerca de 43,94% da população adulta brasileira possui contas em atraso – somando um total de 71,9 milhões de pessoas. Com um valor médio de dívida de R$ 5,2 mil, estas estão concentradas principalmente em três setores: bancos, com uma porcentagem de 29,2%; contas básicas, com 23,5%; e financeiro, com 16,8%.