A ID Jovem é uma ferramenta poderosa que o governo brasileiro utiliza para proporcionar, a jovens de 15 a 29 anos, o acesso a cultura, arte e lazer. Enfocada em indivíduos de baixa renda, essa iniciativa tem o potencial de transformar a vida de milhões, promovendo inclusão e equidade social.
Desde a implementação em 2016, observamos que mais de três milhões de jovens foram beneficiados em todo o Brasil. O sucesso do programa ressalta tanto a abrangência do ID Jovem, quanto a necessidade dos direitos que ele assegura.
O que é o ID Jovem?
O ID Jovem é um documento digital criado com a intenção de garantir direitos que são estabelecidos por lei no Estatuto da Juventude. Os portadores deste documento tem o direito à meia entrada em diversos eventos culturais como cinemas, teatros, exposições, shows e também eventos esportivos, seja em locais públicos ou privados. Essas vantagens se estendem também para viagens interestaduais, com a oportunidade de adquirir passagens terrestres, ferroviárias e aquaviárias com descontos de 50%, ou até mesmo de forma gratuita.
Como obter o ID Jovem?
Para obter o ID Jovem, é necessário cumprir alguns requisitos socioeconômicos e estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Tendo se certificado de que se cumpre os requisitos, o jovem deve procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade ou região para a atualização e acompanhamento das informações do CadÚnico.
A ida ao Cras deve ser acompanhada por documentos oficiais com foto e o Número de Identificação Social (NIS), podendo este ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho. Vale ressaltar que o Cras também pode solicitar outros documentos que comprovem a renda familiar e o local onde reside.
Qual o prazo para receber?
Tendo realizado o cadastro, o passo seguinte é o pedido online da ID Jovem, que deve ser feito pelo indivíduo diretamente no site oficial do programa ou por meio de um aplicativo disponível para android e IOS. Os portadores do ID Jovem têm acesso a um documento digital que pode ser impresso ou apresentado pelo próprio app, válido por até 180 dias. Se o prazo do documento expirar, basta atualizar as informações no site ou no aplicativo e solicitar uma nova emissão do ID Jovem. Qualquer dúvida ou problema no processo, pode ser esclarecido ou resolvido por meio do “Fale Conosco” do ID Jovem.