Nosso texto de hoje aborda um tema de grande relevância para os brasileiros, principalmente para aqueles que estão à espera do Benefício de Prestação Continuada para pessoa com deficiência, o BPC. Vamos discutir sobre a antecipação de perícias médicas para concessão desse benefício.
No último dia 20 de novembro, teve início a antecipação dessas perícias para cerca de 9 mil beneficiários, que aguardavam há mais de 100 dias. Grande esforço do INSS para atender essa parcela da população mais carente e vulnerável de forma mais rápida e efetiva.
A taxa de absenteísmo é alta nas perícias médicas antecipadas

Apesar da antecipação das perícias, a taxa de absenteísmo é alta. Para efeito de comparação, no dia 23 de novembro, dos 79 cidadãos que tiveram suas perícias agendadas antecipadamente, apenas 18 compareceram, implicando numa alta taxa de ausências.
O que fazer se a sua perícia foi antecipada?
Se o seu agendamento de perícia médica presencial foi antecipado, para ter ciência disso, você pode acessar o Meu INSS ou ligar gratuitamente para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Prepare-se para a avaliação presencial levando atestado, resultado de exames, laudos, receitas e demais documentos que auxiliem na perícia. É indispensável apresentar documento de identificação com foto. No caso de não comparecimento na perícia médica, poderá implicar na desistência ou indeferimento do pedido.
Após a realização da perícia, o resultado estará disponível online a partir das 21 horas do dia do atendimento. Caso o resultado não esteja disponível dentro desse prazo, você poderá entrar em contato com a Central 135 (segunda a sábado, das 7 às 22 horas no horário de Brasília) para obter mais informações.
Como saber se a sua perícia foi antecipada? Passo a passo
Para saber se a sua perícia foi adiantada, basta acessar a plataforma Meu INSS, clicar em “Consultar Pedidos” e depois em “Detalhar”. Lembre-se: é muito importante manter os seus dados pessoais atualizados no sistema para que você seja comunicado corretamente. Em caso de mudança de endereço, e-mail, número de telefone, alteração de nome ou atividade, é necessário solicitar a atualização através da Central de Atendimento telefônico 135 ou do site Meu INSS.