Parece que os cidadãos brasileiros estão com algumas dúvidas a respeito do pagamento do abono salarial PIS/PASEP. A confusão decorre do fato que, por muitos anos, o benefício tinha um fluxo constante de liberação. Era comum que o dinheiro ficasse disponível a partir de julho de determinado ano e o pagamento se encerrava no ano subsequente. Entretanto, alterações recentes nos planos de pagamentos devido a pandemia da Covid-19 têm causado incertezas em relação ao quando e quanto será liberado.
As alterações começaram no ano de 2021, quando o governo do então presidente Jair Bolsonaro decidiu não liberar o PIS/PASEP daquele ano. Dessa forma, o ciclo de pagamentos referente a 2020 foi finalizado apenas em 2022, causando atraso na liberação do abono salarial. Essa pausa no ciclo habitual gerou preocupações referentes ao próximo pagamento do abono salarial, relativo ao ano-base de 2022.
Quais são as expectativas para o PIS/PASEP de 2024?

Diante das alterações recentes e do encerramento dos repasses relativos ao ano-base 2021 por parte do governo, questionamentos sobre o PIS/PASEP 2024 ganham destaque. Os trabalhadores que estão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que exerceram suas funções durante o ano de 2022, demonstram interesse cada vez maior sobre quando e quanto irão receber do abono do PIS/PASEP.
Quem terá direito ao pagamento do PIS/PASEP 2024?
Para consolidar o seu direito ao pagamento do PIS referente ao ano-base de 2022, o trabalhador deve preencher certos requisitos. É necessário ter tido remuneração média de até dois salários mínimos por mês durante o ano de 2022. O indivíduo não pode estar registrado sob emprego de pessoa física, o que descarta a possibilidade do abono salarial do PIS 2022 para trabalhadores domésticos. Além disso, é imperativo estar vinculado ao sistema PIS/PASEP por no mínimo, cinco anos e ter prestado serviços com vínculo empregatício formalizado, por no mínimo, trinta dias no correspondente ano.
Embora o Ministério do Trabalho ainda não tenha se manifestado acerca das datas específicas para a liberação do abono salarial, é crucial que os trabalhadores permaneçam informados sobre as atualizações oficiais. Estas serão anunciadas pelos órgãos responsáveis nos meios de comunicação oficiais. Dessa forma, é possível se preparar e garantir que os pagamentos e benefícios sejam recebidos de maneira organizada e planejada.