Que os bancos digitais têm conquistado espaço no mercado financeiro brasileiro, já não é novidade, certo? E quando se trata de falar dessas finanças, não podemos deixar de apontar os dois grandes participantes desse jogo: o Nubank e o Inter. Segundo recente publicação do Itaú BBA, esses dois bancos digitais despontam como os líderes evidentes no mercado.
O relatório do Itaú BBA expressa que estes bancos digitais realmente comprovaram a sua permanência, silenciando quaisquer dúvidas existentes sobre a viabilidade das suas operações. A ascensão de ambos apareceu com o aumento da monetização, capacidade para financiar o próprio crescimento mediante lucros e depósitos dos clientes. Procurando saber mais sobre este assunto?
O que o relatório diz sobre Nubank e Inter?

O Itaú BBA reconhece que o Nubank e o Inter se diferenciam pela extensão, financiamento próprio e crescimento, além de terem resistido de maneira sólida a um ciclo complicado de inadimplência. Com a baixa probabilidade de novos ingressantes no setor de bancos digitais, e com o ampliação de suas plataformas, Nubank e Inter têm uma janela de oportunidade para consolidar suas posições na rede bancária brasileira.
Apenas um ganha recomendação de compra
O mesmo relatório observou que, apesar de ambos serem reconhecidos como vencedores no segmento de bancos digitais, apenas o Nubank recebeu uma recomendação de compra. O Itaú BBA aponta que o Nubank alcançou dimensões bem superiores ao Inter. Além disso, a empresa exibiu um bom desempenho no crescimento de receitas líquidas após o custo do risco, chegando a patamares próximos aos de bancos tradicionais.
O relatório ainda afirma que, com os baixos níveis de inadimplência de pessoas físicas, o Nubank provavelmente irá obter um impulso adicional na sua trajetória de crescimento. As vantagens competitivas do Nubank, como eficiência e custo de financiamento, também foram destacadas pela instituição.
Então, dentro de um contexto onde a competitividade e a demanda por serviços digitais vem se tornando diária, Nubank e Inter demonstram estar à frente. Mas vale prestar atenção nessa corrida, e ver como essas e outras fintechs irão se posicionar diante das constantes inovações e desafios do mercado financeiro.