Apertem os cintos e preparem os bolsos! A tão aguardada parcela do décimo terceiro salário está a caminho. Para aqueles que têm direito a esta gratificação, é inevitável a expectativa para o recebimento deste “dinheiro extra”. Até hoje, quinta-feira (30), a primeira parcela deverá ser depositada, enquanto a segunda terá o prazo estipulado até o dia 20 de dezembro.
Pelas projeções do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), este pagamento de fim de ano deve injetar nada mais do que cerca de R$ 291 bilhões na nossa economia em 2023. Sem a dedução de impostos e demais descontos, a primeira metade do décimo terceiro salário chega integralmente aos beneficiados.
Quem tem direito a receber o décimo terceiro salário?

Se você é aposentado, pensionista ou trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias neste ano, pode comemorar: você está na lista dos que têm direito a receber o décimo terceiro salário. Entretanto, este benefício não é exclusivo, pois a licença maternidade e afastamentos por doença ou acidente também garantem este direito ao trabalhador.
Porém, em casos de demissão sem justa causa, o trabalhador receberá o décimo terceiro proporcional ao tempo de serviço na empresa, juntamente com a rescisão. No entanto, vale lembrar que esse direito se perde caso a demissão seja por justa causa.
Como é calculado o valor do meu décimo terceiro?
Você deve estar se perguntando: “Quanto vou receber do décimo terceiro salário?”. Simples! O cálculo é feito com base no seu tempo de serviço na empresa em questão. Se você trabalhou por um ano completo, terá direito ao valor integral do benefício. Já aqueles que trabalharam por um período menor, receberão uma quantia proporcional, considerando os meses completados em que trabalhou por ao menos 15 dias.
Entretanto, vale destacar uma situação que pode desfavorecer o empregado. Caso ele tenha deixado de trabalhar mais de 15 dias no mês sem justificativa, essa ausência é descontada do cálculo do valor do décimo terceiro. Por último, sobre o valor recebido incidem impostos e deduções, como Imposto de Renda, INSS e o FGTS para o empregador.
Portanto, com esse guia rápido, agora você já sabe quando vai receber e como calcular seu décimo terceiro salário. Fique atento aos prazos e aproveite bem seu benefício!