A empresa Zona Azul, reconhecida por gerir estacionamento rotativo público em algumas regiões de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, está trazendo uma novidade interessante para motoristas. Com o objetivo de incentivar um comportamento mais regrado no trânsito, a empresa oferece 5% de cashback aos bons condutores. Esta iniciativa ganha ainda mais atratividade ao lembrar que os prêmios para bons condutores costumam ser escassos.
Este incentivo faz parte do Registro Positivo, uma iniciativa que recompensa motoristas que têm um comportamento exemplar nas estradas. Implementado recentemente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Registro Positivo é uma tentativa de promover mais consciência e segurança no trânsito.
Como posso participar do Registro Positivo?

Para se juntar ao Registro Positivo, o motorista precisa autorizar a inclusão do seu nome por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou através do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito, em portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Porém, é primordial que o condutor esteja livre de infrações. Se por ventura o motorista cometer alguma infração após já estar cadastrado, ele será excluído do registro e precisará aguardar uma carência de 12 meses, sem cometer novas infrações, para conseguir retornar ao programa.
Existe algum receio em relação ao Registro Positivo?
Apesar da proposta interessante, alguns especialistas de trânsito veem o Cadastro de Bons Condutores com desconfiança. Alguns o consideram um “prêmio de consolação”, especialmente ao observar que a Nova Lei de Trânsito dobrou o limite de pontos para a suspensão da CNH. Esta mudança sozinha, para muitos, pode incentivar comportamentos inadequados no trânsito ao invés de promover segurança e responsabilidade.
Contudo, o programa de cashback da Zona Azul e a inscrição no Registro Positivo podem abrir caminho para novas recompensas e reconhecimento dos bons condutores no futuro. Ao encorajar uma condução mais segura e consciente, todos ganham: motoristas, pedestres e as cidades como um todo.