O setor de e-commerce no Brasil vivenciou uma expressiva retração em 2023. Na Black Friday, um dos momentos mais aguardados do ano pelos comerciantes on-line, o resultado apresentou forte decréscimo. Nos quatro dias que formam o período, que vai da meia-noite de quinta-feira (23) até às 23h59 de domingo (26), foram contabilizados apenas 8,2 milhões de pedidos. Uma queda de 16,3% se comparado ao mesmo intervalo de 2022.
Os números, levantados pela plataforma Hora a Hora – Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, indicam que, mesmo com o aumento de 2,1% do ticket médio em relação ao ano anterior, o saldo total arrecadado pelo comércio eletrônico foi de R$ 5,2 bilhões – 14,6% menor que 2022.
Motivos da queda nas vendas na Black Friday 2023

De acordo com Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale, essa retração pode ser justificada por vários fatores. Primeiro, houve a diminuição da demanda no comércio eletrônico após o fim da pandemia em 2023, o que impactou a quantidade dos pedidos de compra. Além disso, houve uma espécie de dispersão das vendas ao longo do mês de novembro, evitando que fiquem concentradas apenas na Black Friday.
O que aconteceu com a previsão de vendas para a Black Friday?
O resultado não alcançou as expectativas da própria Neotrust para a Black Friday. A previsão era de que, no período entre quinta e domingo da semana da Black Friday, haveria um crescimento de 12% no faturamento, chegando a R$ 7,99 bilhões. As suposições não se confirmaram, e o resultado frustrou o setor. Dados preliminares da NielsenIQ Ebit sobre as vendas da Black Friday indicam um cenário geral de encolhimento no e-commerce.
O evento antecipado, denominado “Esquenta Black Friday”, realizado semanas antes da data principal, já apresentava sinais de um cenário menos aquecido. Segundo a Neotrust, o faturamento do e-commerce nos primeiros 15 dias de novembro também caiu 6,7% em relação a 2022, totalizando R$ 6,92 bilhões.
Alteração no comportamento do consumidor impede reação nas vendas?
Há uma mudança de comportamento do consumidor sendo apontada como responsável pela acentuada queda nas vendas: a distribuição dos gastos durante o mês. Dessa forma, as compras não ficam restritas ao período oficial da Black Friday, impactando diretamente nas vendas da data. Se o consumidor antes concentrava suas compras no último final de semana de novembro, essa prática já não é mais tão comum. Dados coletados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) confirmam essa tendência. No período observado, entre 1º e 23 de novembro deste ano, as vendas no e-commerce cresceram 9,4%, embora as vendas do varejo físico tenham caído 0,6%.
Por fim, é relevante mencionar que a Black Friday 2023 foi a edição com maior volume de reclamações desde a sua estreia no Brasil, segundo o Reclame Aqui. Ao todo, 12.141 queixas foram registradas, um aumento de 30% em relação a 2022.