A PetroReconcavo (RECV3) anunciou que iniciou seu processo de sucessão presidencial. Esta notícia foi anunciada depois que o presidente atual, Marcelo Campos Magalhães, expressou sua intenção de deixar o cargo. Magalhães tem sido o CEO da PetroReconcavo há 15 anos, período em que conduziu a empresa através de momentos de grande crescimento e transformação. É importante mencionar que Magalhães não somente catapultou a empresa para um patamar de destaque na exploração e produção independentes de petróleo e gás natural do Brasil, mas também realizou isso de maneira consistente durante uma década e meia. Esses são verdadeiramente algumas realizações notáveis que estabelecem um alto padrão para seu sucessor.
Quem substituirá Marcelo Campos Magalhães como presidente da PetroReconcavo (RECV3)?

Com o suporte de Heidrick & Struggles, José Maria de Mello Firmo foi escolhido pelo conselho de administração para assumir a presidência. A data oficial de sua posse é 1º de janeiro de 2024, até quando Magalhães permanecerá no cargo. Firmo é um administrador de empresas com mestrado pela Rotterdam School of Management e traz com ele uma vasta experiência de 30 anos na indústria do petróleo. José Firmo tem um currículo impressionante, que inclui a presidência de organizações como o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Setor de Petróleo e Gás (Abespetro). Além disso, desde 2019, ele é o presidente do Porto do Açu, uma subsidiária da Prumo Holding de Investimentos.
PetroReconcavo espera continuar a crescer sob a liderança de José Firmo
O Conselho da PetroReconcavo deu as boas-vindas a Firmo e endossou sua visão de crescimento orgânico para a empresa. Essa visão também prioriza a gestão eficiente da produção e dos custos, além de uma alocação de capital disciplinada para o desenvolvimento de suas reservas. A empresa também está de olho em oportunidades de crescimento inorgânico que possam agregar mais valor à sua operação. É claro que a PetroRecôncavo tem grandes expectativas para seu futuro sob a liderança de José Firmo, que assumirá o cargo em janeiro de 2024. Portanto, a sucessão presidencial na PetroReconcavo é uma grande notícia, não apenas para a companhia, mas para toda a indústria de petróleo e gás. Será interessante acompanhar os próximos capítulos dessa história e ver o que o futuro reserva para a PetroReconcavo sob o comando de seu novo presidente.