O prazo para o saque do PIS Pasep referente ao ano-base 2021 está se aproximando do fim. Todos os trabalhadores que se encaixam nos critérios de recebimento mas ainda não realizaram o saque têm até o dia 28 de dezembro para retirar o valor. A distribuição do abono salarial foi feita entre fevereiro e julho de 2023 e vale lembrar que essa é uma ação voltada para os trabalhadores que atuaram com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021.
Também era exigido que o trabalhador tivesse recebido menos de dois salários mínimos de remuneração mensal em 2021 e estivesse cadastrado há pelo menos cinco anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para ter direito ao abono.
Qual o valor do PIS Pasep?
O valor do PIS Pasep chega até um salário mínimo (R$ 1.320), porém, varia de acordo com o tempo laborado pelo beneficiário em 2021. O valor máximo é pago a quem trabalhou durante 12 meses. Aqueles que cumpriram carga horária menor recebem valor proporcional.
O PIS é direcionado aos trabalhadores da iniciativa privada, seguindo as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), contando com a gestão da Caixa Econômica Federal. Por outro lado, o Pasep é voltado para servidores públicos e empregados de empresas públicas e de economia mista, tendo o Banco do Brasil como administrador.
E se o trabalhador não sacar até 28 de Dezembro?
Para os trabalhadores que não efetuarem o saque do PIS Pasep até a data limite estabelecida (28 de dezembro), será preciso solicitar o valor diretamente à entidade responsável pelo pagamento, seja ela a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.
A consulta para verificar a disponibilidade do valor para saque pode ser realizada através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br ou pelo telefone 158. Portanto, aqueles que têm direito ao abono salarial devem estar atentos ao prazo e se manterem informados para não perder o valor devido.