O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, em dia de menor liquidez por causa do feriado nos EUA. O movimento positivo da bolsa recebeu sustentação dos papéis do setor bancário, em especial das ações do Bradesco após anúncio de mudança no comando do banco. No cenário macro, falas do diretor do banco central sobre uma inflação mais benigna no Brasil também derão sustentação ao índice.
Para Leandro Petrokas, diretor de research, mestre em finanças e sócio da Quantzed, casa de análise e empresa de tecnologia e educação para investidores o feriado nos Estados Unidos reduziu bastante a liquidez da Bolsa.
Ainda assim, o Ibov consegue subir. Dos papéis mais líquidos, das blue chips, sem dúvida alguma, destaque para Bradesco, que anunciou troca do CEO. O mercado recebeu bem a notícia. Mas, o ativo, na abertura, em relação ao fechamento de ontem, chegou a subir quase 4%. E para a máxima de hoje, mais de 5,5%.
Fora isso, blue chips, com movimento de realização de lucros, para o setor de mineração e siderurgia. CSN, GGBR4, Usiminas e Vale caem hoje. E um dos destaques de baixa dos ativos que compõem o IBOV é CSN mineração, que também está muito relacionada com um movimento de realização de lucros, um movimento técnico. Depois de subir quase 40%, apenas no mês de novembro, hoje o papel realiza, caindo de forma expressiva.
Ainda falando dos destaques de baixa, o segundo ativo que mais cai é CMIG4, empresa do setor elétrico que atua no estado de Minas Gerais, ainda reagindo à notícia de ontem sobre eventual proposta de transferência dos ativos do estado de Minas Gerais para a União. Isso está sendo mal recebido pelo mercado. O mercado bateu em CEMIG e também em Copasa. Então, vejo ainda como um desdobramento dessa notícia que saiu ontem, na verdade.

Confira o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa: 126.575,75 (+0,43%)
- Dólar: R$ 4,90 (+ 0,11%)
- Euro: R$ 5,35 (+0,30%)