Com a chegada do final do ano, é comum muitos trabalhadores estarem na expectativa do recebimento do décimo terceiro salário. Esta gratificação é um dos maiores incentivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para os trabalhadores formalizados, sendo um direito garantido a todos aqueles que atuam com carteira assinada, independentemente da quantidade de meses trabalhados no ano.
A primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até o dia 30 de novembro. Vale lembrar que o valor desse benefício é proporcional ao tempo de serviço prestado pelo empregado no decorrer do ano. Ou seja, mesmo quem trabalhou menos de 12 meses tem direito a essa gratificação. Mas como é calculado o valor do décimo terceiro? Vamos entender a seguir.
Calculando o valor do décimo terceiro salário

Pela regra da CLT, para ter direito ao décimo terceiro, é necessário ter trabalhado pelo menos quinze dias no ano. Dessa forma, o empregado terá direito a 1/12 da remuneração correspondente a um mês de trabalho. Então, se o trabalhador possui um salário mensal de R$ 5 mil e trabalhou durante todo o ano, ele deve receber o valor integral desse salário extra.
Porém, se o trabalhador foi contratado em algum momento do ano ou se trabalhou por apenas alguns meses, o cálculo será proporcional. Considerando o mesmo exemplo, se a pessoa trabalhou por 8 meses, seu décimo terceiro será equivalente a R$ 3.300. Isso é obtido dividindo o valor do salário mensal por 12 e multiplicando pela quantidade de meses trabalhados.
E a segunda parcela do décimo terceiro, como funciona?
Já a segundo parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 20 de dezembro e nela serão descontados os impostos, como o Imposto de Renda e o INSS, por exemplo. Juntando as duas parcelas é possível ter uma renda extra para pagar dívidas, fazer compras de Natal ou até mesmo investir.
Portanto, o décimo terceiro salário é uma garantia importante e de direito dos trabalhadores, contribuindo para a economia do país na medida em que proporciona um incremento na renda dos trabalhadores nessa época do ano. Por isso, é relevante conhecer bem o cálculo para garantir que o valor recebido esteja correto.