Informamos que o INSS, começando nesta segunda-feira (20), contatará mais de 9000 beneficiários que aguardam pelo exame para recebimento do Benefício de Prestação Continuada. Para aqueles que aguardam há mais de 100 dias, este é um anúncio muito aguardado e bem-vindo. A comunicação acontecerá por meio do aplicativo Meu INSS, por e-mail e SMS, a partir dos números 29230, 27030 e 92716.
Atualmente, a fila para recebimento do BPC conta com mais de 409 mil pessoas. Entre essas, mais de 256 mil aguardam o benefício há mais de 45 dias, ultrapassando o tempo máximo estabelecido para espera. O aumento expressivo na demanda pelo benefício exigiu medidas urgentes. Portanto, a antecipação do agendamento de perícia médica é uma atitude muito bem-vinda.
Como saber se o seu agendamento foi antecipado?

Para verificar se foi um dos beneficiários com agendamento antecipado, basta acessar o portal Meu INSS ou ligar para a Central ao número 135. Esses canais de atendimento realizam atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h. Além disso, o resultado da perícia estará disponível depois das 21 horas do dia que o exame foi realizado. Se por acaso houver algum tipo de atraso, entre em contato novamente com a Central 135 para obter mais informações.
Quem tem direito ao BPC e como solicitar?
O Benefício de Prestação Continuada é destinado a pessoas com deficiência ou idosos com idade a partir de 65 anos que tenham uma renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Para solicitar o benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, informar a renda familiar e aguardar a perícia médica do INSS. É importante ressaltar que o valor do benefício corresponde a um piso nacional, ou seja, R$1.320.
Essa medida parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, sendo uma dentre várias ações tomadas para agilizar o atendimento e garantir que os beneficiários possam receber seus auxílios o quanto antes. Ao melhorar a experiência de navegação do usuário, a organização visa a oferecer um serviço mais eficiente, ágil e transparente a todos.