O Bolsa do Povo é um programa social criado pelo governo da cidade de São Paulo em 2021, com o objetivo de intensificar e ampliar os recursos destinados de outros programas estaduais. Este programa é dirigido especificamente para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.
Estabelecido durante a pandemia de covid-19, a iniciativa tem como objetivo centralizar a gestão de benefícios, ações e projetos voltados para a assistência de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade social. As ações do programa são variadas, contemplando elementos como transferência de renda, qualificação profissional, assistência social, educação, saúde, trabalho, habitação e esportes.
Como funciona o Bolsa do Povo?

O Bolsa do Povo funciona como um hub de ações sociais, com o objetivo de auxiliar cerca de dois milhões de residentes do estado de São Paulo em diversas áreas. Através do site oficial do programa, é possível encontrar as 19 ações inclusas no projeto.
Os benefícios são entregues aos beneficiários por meio de um cartão magnético pré-pago, que é enviado pelos Correios. Portanto, é essencial que os beneficiários mantenham as suas informações de contato atualizadas. Embora cada auxílio tenha requisitos específicos para participar, uma única família pode ter mais de um beneficiário, desde que todos atendam aos requisitos de cada ação social.
Quais são os benefícios do programa?
O programa Bolsa do Povo engloba uma variedade de ações e benefícios, atendendo diferentes situações de vulnerabilidade. Algumas das ações incluem a inclusão social de jovens, assistência a famílias afetadas pelo desemprego ou subemprego, apoio financeiro para vítimas da covid-19, cursos de qualificação para empreendedores, bolsas para estudantes e ainda a possibilidade de desbloquear o cartão do benefício em bancos 24 horas e caixas eletrônicos do Banco do Brasil.
Os valores dos auxílios variam de R$ 100 a R$ 2.490 e são determinados de acordo com o especificado para cada benefício. Além disso, o programa aconselha a buscar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para orientações em relação ao cadastramento no Cadastro Único.
Como se inscrever no Bolsa do Povo?
As inscrições para o programa são feitas através do site oficial, contudo, certos programas, como por exemplo, o de Educação, estão com suas inscrições fechadas e ainda não possuem uma nova data prevista para reabertura.
De maneira geral, o programa Bolsa do Povo representa uma tentativa do estado de São Paulo em mitigar os impactos econômicos da pandemia de covid-19 e oferecer suporte àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.