Reconhecendo a importância do gás no dia a dia das famílias brasileiras e procurando amenizar o peso que este tem no orçamento, sobretudo, das famílias de baixa renda, o governo federal criou o programa Auxílio Gás, ou popularmente conhecido como vale-gás. Idealizado com o objetivo de aliviar os impactos do alto preço do gás, o benefício tem feito diferença na vida de muitas pessoas.
Com o crescimento exponencial do preço do gás, famílias que muitas vezes se encontram em situação financeira vulnerável, encontram dificuldades na aquisição deste produto essencial. Dessa maneira, o Auxílio Gás se coloca como uma significativa ação do governo para minorar esta problemática.
Como funciona o programa Auxílio Gás?

Este programa beneficia as famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Implementado em 2021, o Auxílio Gás entrega, a cada dois meses, um valor correspondente à média do preço nacional de um botijão de 13 kg de GLP, definido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Um aspecto interessante deste auxílio é a possibilidade de acumulá-lo com outros benefícios do governo, como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para facilitar ainda mais, as datas de pagamento seguem o calendário do Bolsa Família, e o beneficiado tem até 120 dias para retirar o valor.
Quem tem direito e como realizar o cadastro ao Auxílio Gás?
A família que está cadastrada no CadÚnico tem direito a receber o Auxílio Gás. Para aquelas que ainda não estão cadastradas, é possivel fazer o cadastramento se a renda familiar for de até meio salário mínimo por pessoa, ou se a renda total for de até três salários mínimos. Aqueles que moram sozinhos ou se encontram em situação de rua, também podem se cadastrar. Para as que possuem rendimentso acima destes valores, o auxílio estará disponível caso estejam vinculadas a algum programa social que exija a inscrição no CadÚnico.
A renda familiar é calculada considerando todos os rendimentos dos indivíduos que moram na mesma casa, incluídos pais, cônjuges, companheiros, filhos, enteados ou irmãos. Cabe frisar que não são considerados no cálculo os valores adquiridos através de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, benefícios de assistência social como o BPC, bem como benefícios previdenciários cujos valores sejam até um salário mínimo.
Como saber se sou um beneficiário?
Apenas ser inscrito no CadÚnico não garante que a família receberá o Auxílio-Gás. A lista de beneficiados depende de diversos fatores, como o orçamento previsto para o programa, além do número de famílias atendidas no município. Para saber se está no programa, pode-se consultar o aplicativo do Bolsa Família, ou a própria Caixa Econômica Federal.
O montante do benefício, em geral, vem ficando em torno de R$ 100, considerando a média nacional do preço de um botijão de 13 kg de GLP, calculada mensalmente via ANP. O valor é disponibilizado nos últimos dez dias de cada bimestre e pode ser retirado em casas lotéricas, caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e correspondentes Caixa Aqui mediante a apresentação de um documento oficial com foto.