O acesso e consulta ao saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho (FGTS) são procedimentos diretos e essenciais que todo trabalhador precisa realizar. Isso permite a você verificar se os seus depósitos garantidos por lei estão sendo efetuados corretamente. Contudo, muitos trabalhadores ainda têm dúvidas: “Como posso consultar e sacar o saldo do meu FGTS?”
Com inovações tecnológicas, a maneira de acessar o saldo do FGTS tem se tornado prática e cômoda. O portal T5 introduziu o serviço de saque digital, uma solução criada justamente para facilitar esses processos para os trabalhadores.
Como funciona o saque digital de FGTS?

O saque digital burgiu como uma comodidade para os trabalhadores. Trata-se de um serviço que permite sacar o FGTS com mais facilidade, agilidade e segurança. Através dele, os trabalhadores podem acessar o aplicativo do FGTS e consultar os valores liberados e solicitar o saque indicando uma conta de sua titularidade, independentemente do banco. Tudo isso sem precisar se deslocar à uma agência bancária. Uma verdadeira revolução digital que está disponível desde fevereiro de 2020.
Este serviço oferecido é destinado a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em lei e que possuam valor liberado para saque, incluindo os aposentados, a partir de janeiro de 2020.
O que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com a finalidade de proteger o trabalhador que, por ventura, seja demitido sem justa causa, por meio da criação de uma conta vinculada ao seu contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
O FGTS é então composto por todos esses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados. Em determinadas situações, como demissões sem justa causa ou aquisição de imóveis, o trabalhador pode dispor do total depositado em seu nome, garantindo um direito fundamental para sua segurança econômica.