Nesta próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, mais de 21 milhões de brasileiros irão receber uma nova parcela do Bolsa Família. Os primeiros a terem acesso ao benefício são os inscritos com o Número de Identificação Social (NIS) finalizado em 1. Os beneficiários podem movimentar a quantia através do aplicativo Caixa Tem e efetuar o saque em casas lotéricas, agências da caixa e correspondentes bancários.
O próximo pagamento do programa social está programado para a segunda-feira, 20 de novembro. No entanto, é importante destacar que esta data coincide com o feriado do Dia da Consciência Negra em alguns estados brasileiros, o que pode afetar o funcionamento dos bancos e demais serviços financeiros. Assim, veja como ficará o deposito do Bolsa Família para essa data, juntamente com os inscritos com NIS final 2.
Como ficará o depósito do Bolsa Família no dia 20 de novembro?

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro, é uma data em memória a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares no ano de 1695. A ocasião é oficialmente observada em seis estados brasileiros: São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Além desses, estima-se que aproximadamente 1.260 municípios celebrem a data, segundo dados da Fundação Cultural Palmares.
Considerando que nos estados que aderem ao feriado não haverá expediente bancário, é importante frisar que os pagamentos que normalmente ocorreriam às segundas-feiras são liberados no Caixa Tem no sábado anterior. Desta maneira, inscritos com o NIS final 2 receberão o Bolsa Família antecipado no dia 18 de novembro.
O que mais é importante sabermos sobre os repasses do Bolsa Família em Novembro?
Ainda sobre o repasse do Bolsa Família no mês de novembro, os pagamentos acontecerão entre os dias 17 e 30/11 beneficiando mais de 21 milhões de famílias. Além daqueles que recebem na segunda-feira, o Ministério da Cidadania anunciou a antecipação do benefício para mais de 900 mil inscritos no programa devido a situação de emergência decretada em 286 municípios dos estados do Amazonas, Paraná, Santa Catarina e Amapá.
É relevante salientar que a antecipação do pagamento não se traduz em mudanças nas datas programadas, mas sim na habilitação para que os grupos retirem o benefício no primeiro dia do cronograma, que é o dia 17/11. Para os demais beneficiários, a programação permanece inalterada, seguindo a ordem do final do NIS.