Os últimos resultados financeiros do Nubank, divulgados recentemente, mostram um crescimento surpreendente para a fintech brasileira. O lucro ajustado da empresa atingiu US$ 355,6 milhões no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 35,4% em relação ao segundo trimestre e de impressionantes 463,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, a receita da empresa chegou a US$ 2,137 bilhões, com variação positiva de 14,3% e 63,5% respectivamente nas mesmas bases de comparação.
“O Nu está em uma trajetória ascendente notável, demonstrando sólido desempenho operacional, crescimento contínuo e lucratividade cada vez mais robusta. Atingimos 90 milhões de clientes em outubro, e fechamos o terceiro trimestre com principalidade e engajamento crescentes, custo de atendimento permanecendo abaixo do nível de US$ 1 e índice de eficiência melhorando 40 pontos-base durante o terceiro trimestre, para 35,0%”, diz em nota o fundador e CEO do Nubank, David Vélez.
O que está por trás do sucesso do Nubank?

O crescimento expressivo do Nubank pode ser atribuído a vários fatores. A fintech tem prosseguido numa estratégia de expansão agressiva, adicionando 5,4 milhões de clientes no terceiro trimestre e 18,7 milhões no período de um ano. E não é apenas o número de clientes que está crescendo – a empresa também viu sua carteira de crédito que rende juros chegar a US$ 6,7 bilhões, um aumento de 6,3% no trimestre e de 91,4% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.
Por que a inadimplência está crescendo no Nubank?
Um ponto de atenção nos resultados apresentados é o aumento na inadimplência, com uma alta para 6,1% para dívidas com mais de 90 dias, ante os 5,9% registrados no segundo trimestre e 4,7% do mesmo período do ano anterior. O vice-presidente financeiro do Nubank, Guilherme Lago, afirmou que o objetivo do banco não é minimizar a inadimplência, mas maximizar a margem financeira líquida. Apesar da inadimplência crescente, o executivo ressaltou que esse indicador “está estável há três trimestres, se mantendo bem abaixo da média do mercado”.
Além disso, no âmbito de expansão internacional, o Nubank reportou crescimento da base de clientes em diferentes regiões. No México, houve aumento anual de 43,3% com um total de 4,3 milhões de clientes. Na Colômbia, atingiu cerca de 800 mil, um crescimento de 82,2% na comparação anual. Os resultados mostram a consolidação do Nubank como um dos principais players no mercado de fintechs da América Latina.
Inovações e Expectativas de crescimento do Nubank
Com as recentes inovações em produtos e serviços, como o consignado no Brasil e o crédito pessoal no México, além da expectativa do lançamento de uma conta bancária na Colômbia ainda este ano, a tendência é de que o Nubank continue sua trajetória de crescimento nos próximos trimestres. “Nós já temos dois motores de crescimento, o cartão de crédito e o crédito pessoal e, agora estamos ligando o terceiro, que é o consignado/FGTS”, apontou Lago, trazendo otimismo para o desenvolvimento da empresa no mercado financeiro.