O prazo para o saque do abono salarial PIS/Pasep do ano de 2023, relativo ao ano-base 2021, encerra no próximo mês de dezembro. Os beneficiários desse abono são todos os trabalhadores que mantiveram emprego formal durante o ano de 2021. O valor máximo do benefício pode atingir um salário mínimo. O pagamento foi iniciado em fevereiro e finalizado em julho. Vale ressaltar que para ter direito a este abono, é necessário atender a alguns requisitos.
Entre os critérios para receber o PIS/Pasep 2023, é indispensável que o beneficiário tenha recebido, ao longo do ano-base, uma remuneração mensal média inferior a dois salários mínimos. Além disso, deve ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias durante o referido ano. O trabalhador também deve estar registrado no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos.
Quem pode sacar o PIS 2023?

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo sua administração de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é voltado para servidores públicos, empregados de empresas públicas e de economia mista, sendo gerenciado pelo Banco do Brasil.
Qual o valor do abono do PIS 2023?
O abono do PIS/Pasep corresponde a um benefício anual, no valor máximo de um salário mínimo vigente na data de seu pagamento. Assim, em 2023, quem recebeu o benefício até maio teve direito a um valor máximo de R$1.302. Já para os que receberam a partir de junho, o valor foi baseado no novo salário mínimo, que é de R$1.320. O valor integral é concedido àqueles que trabalharam durante todo o ano de 2021; os que trabalharam por menos tempo recebem um valor proporcional ao período trabalhado.
Os trabalhadores poderão efetuar o saque do PIS/Pasep 2023 até o dia 28 de dezembro nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, ou ainda, por meio das plataformas digitais correspondentes. Após esse prazo, a retirada dos valores deverá ser solicitada diretamente à respectiva entidade. Importante lembrar que os valores não sacados permanecem disponíveis para resgate por até cinco anos.
Para verificar se você tem direito ao benefício, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, através do portal gov.br ou ligar para o número 158. Mantenha-se antenado as novidades do PIS/Pasep 2024.