Para os trabalhadores que exerceram função em 2022, há um pagamento pendente do PIS, uma remuneração muito aguardada. Entretanto, até o momento desta publicação, nem a Caixa Econômica Federal nem o Governo Lula se posicionaram oficialmente sobre o PIS Ano-Base 2022. Como sempre, a ansiedade confunde muitos acerca de quando e como verificar suas condições para recebê-lo.
É de conhecimento geral que o PIS/pasep ano-base 2021 foi ligado ao PIS ano-base 2022, o qual não teve pagamento efetuado esse ano. Sendo assim, os trabalhadores seguem aguardando diretrizes e novidades sobre seu pagamento.
Mas afinal, quem tem direito ao PIS/Pasep?

Para esclarecer eventuais incertezas, vejamos quem tem direito ao PIS/Pasep. Primeiramente, é relevante salientar que o PIS é pago pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores do setor privado enquanto o Pasep é transferido pelo Banco do Brasil para funcionários públicos. Em linhas gerais, para ter direito ao PIS/Pasep, o indivíduo precisa ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano com remuneração de até dois salários mínimos, estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter seus dados atualizados no cadastro.
Como consultar o PIS 2024?
Para realizar a consulta do PIS, profissionais do setor privado podem acessar o App CAIXA Tem, o App CAIXA Trabalhador ou ligar para o Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207. Já para os funcionários públicos, é possível verificar o PASEP através do Alô Trabalhador (telefone 158), do APP Carteira de Trabalho Digital ou pelo Consulte/Receba seu PASEP.
Quando será pago o PIS 2024?
Muitas questões surgiram sobre o PIS 2024, principalmente sobre seu pagamento. Entretanto, nem o Governo Lula, a Caixa Econômica Federal, nem o Banco do Brasil se manifestaram oficialmente sobre o PIS Ano-Base 2022. Portanto, até o presente momento, não há previsão oficial para o pagamento do PIS.
Vale lembra que o valor do PIS/Pasep 2023 deverá ser de R$ 1.320.00, valor correspondente ao salário mínimo do ano.
Essas são as informações disponíveis até o momento. Fique atento a novas atualizações para obter todas as informações necessárias sobre esse tópico importante.