No último domingo, 12, aconteceu a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apesar do número de quase 4 milhões de inscritos, a avaliação teve 32% de abstenção. No domingo anterior, 71,9% dos estudantes compareceram.
A última prova contou com questões de matemática e ciências da natureza e teve 5h de aplicação, começando as 13h30 e encerrando no início da noite, 18h30. Segundo o levantamento disponibilizado pelo Inep, órgão responsável pelo Enem, 2.217 de participantes foram eliminados e 859 tiveram problemas logísticos (emergências médicas, falta de energia elétrica e/ou de água). Para o restante que não há justificativa formal, o ministro Camilo Santana explica que muitos desistem do exame depois de ir mal na primeira prova.
O Inep também divulgu que participantes afetados por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas já listadas em edital, poderão solicitar a reaplicação da prova. A solicitação deve ser feita na página do participante do Enem.