Prepare-se, pois o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP de 2023 está se aproximando. A previsão é que o repasse comece em breve, após a finalização dos pagamentos do ano base de 2022. Por isso, os beneficiários precisam ficar atentos ao calendário e aos próximos passos para não perder a oportunidade de saque. Este artigo traz todas as informações necessárias para você se preparar e evitar ficar fora desta!
Para quem não sabe, o PIS é uma contribuição social realizada pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores de empresas privadas. Por outro lado, o PASEP é uma responsabilidade do Banco do Brasil, sendo destinado aos trabalhadores do setor público. A liberação do saque já começou em fevereiro deste ano, e o pagamento seguirá até junho, beneficiando um novo grupo a cada mês. Se você perdeu o prazo, não se preocupe: ainda há chances de receber o benefício!
Quem tem direito ao saque do abono salarial de 2023?

Para receber o abono salarial do PIS/PASEP do ano de 2023 (ano base 2022), o trabalhador precisa atender a certos critérios. Algumas pessoas acreditam que basta apenas ter trabalhado por alguns meses durante o ano base, mas a realidade é um pouco mais complexa! Veja abaixo as regras para ter direito ao tão esperado benefício:
- Ter tido carteira assinada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base;
- Ter recebido no máximo dois salários mínimos;
- Ter os dados trabalhistas atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
- E por último, mas não menos importante: é necessário estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos.
Como consultar o abono salarial do PIS?
Para consultar, o trabalhador pode acessar os canais oficiais dos bancos responsáveis, seja pela internet, pelo aplicativo ou então nas agências físicas. Outra opção é pelo telefone, nos números 0800 726 0207 para o PIS (Caixa Econômica Federal) e 0800 729 0001 para o PASEP (Banco do Brasil).
Esteja sempre atento às datas de saque e consulte regularmente seu direito, garantindo que todas as informações sejam fornecidas corretamente. Assim, você poderá aproveitar este benefício tão importante para os trabalhadores brasileiros. Boa sorte!