Os beneficiários do Auxílio-gás Nacional já podem conferir a data de recebimento da próxima liberação, após o governo federal definir detalhes dessa nova rodada. Após a conclusão dos pagamentos de outubro, milhões de usuários em todo o Brasil esperavam ansiosos pela informação sobre os próximos depósitos.
A espera acabou: o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, responsável pela gestão dos pagamentos do Auxílio-gás nacional, divulgou as datas da próxima liberação do benefício.
Como funciona o Auxílio-gás Nacional?

Diferentemente do programa Bolsa Família, o Auxílio-gás Nacional é um benefício com caráter bimestral, ou seja, seus repasses são efetuados a cada dois meses. Portanto, após o pagamento realizado em outubro, a próxima liberação está prevista para dezembro, sem nenhum pagamento planejado para novembro.
Os pagamentos são organizados de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do usuário, seguindo um cronograma que prevê a liberação dos valores nos 10 últimos dias úteis do mês. Em dezembro, entretanto, haverá uma pequena mudança, de modo que todos os beneficiários recebam o auxílio antes das festas de fim de ano.
Quais são as datas do Auxílio Gás para dezembro?
Confira abaixo o calendário completo dos pagamentos do Auxílio-gás Nacional em dezembro, de acordo com o final do NIS do beneficiário:
- NIS final 1: 12 de dezembro
- NIS final 2: 13 de dezembro
- NIS final 3: 14 de dezembro
- NIS final 4: 15 de dezembro
- NIS final 5: 18 de dezembro
- NIS final 6: 19 de dezembro
- NIS final 7: 20 de dezembro
- NIS final 8: 21 de dezembro
- NIS final 9: 22 de dezembro
- NIS final 0: 23 de dezembro
Como garantir o recebimento em dezembro?
As regras para ter direito ao Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas. Para estar apto a receber, é necessário:
- Mainter uma conta ativa e atualizada no CadÚnico;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660);
- Residir com ao menos um integrante que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Se você ainda não está inscrito no CadÚnico, essa é a hora de fazer o seu cadastro. O Cadastro Único é uma iniciativa do governo federal que reúne informações das pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o país.