O pagamento referente ao PIS 2024, que se refere ao ano-base de 2022, está em situação incerta. Não houve até o momento definição dos prazos de liberação desse benefício. A justificativa para esse impasse é um desajuste no calendário PIS/PASEP, provocado pela pandemia do Covid-19, que fez com que houvesse um descolamento de dois anos entre o ano-base e o período de pagamento.
O calendário para o pagamento do PIS é, frequentemente, divulgado no findar de cada dezembro. Contudo, nesse momento, não tivemos nem a liberação das datas para o ano-base 2022 nem informação sobre o valor de cada parcela. O montante que será pago de PIS/PASEP é calculado com base no salário mínimo vigente no ano de pagamento. Sendo assim, só conheceremos o valor do PIS 2024 depois que o governo do ex-presidente Lula (PT) anunciar o salário mínimo que valerá para o ano de 2024.
Qual a previsão do valor para o PIS 2024?

No caso do PIS ano-base 2022, a previsão é de que os trabalhadores com carteira assinada que atuaram durante todo o período do ano-base sejam os que receberão a maior parcela. Para fazer jus ao recebimento do PIS referente ao ano-base de 2022, os trabalhadores precisam se encaixar em certos critérios.
O que preciso fazer para receber o PIS 2024?
É imprescindível que os colaboradores acompanhem as novidades oficiais divulgadas pelo governo para obter informações acerca de quando conseguirem obter o benefício do PIS correspondente ao ano-base 2022. As novidades relativas ao cronograma de pagamentos serão liberadas pelas respectivas autoridades nos canais oficiais de divulgação.
O PIS é um direito do trabalhador brasileiro, e é importante permanecer atento às notícias para que o benefício possa ser resgatado quando estiver disponível. Enquanto ainda não há uma definição para o calendário e para o valor do PIS 2024, os trabalhadores esperam ansiosamente por novidades. Fique atento aos próximos passos e novas informações oficiais do governo.