Se você usa o Caixa Tem, é possível que já tenha se questionado: como saber se o app caiu? Com milhões de usuários em todo o Brasil, o aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal pode passar por instabilidades, principalmente quando há liberação simultânea de benefícios, como ocorreu recentemente em julho de 2023, com o PIS, FGTS e Bolsa Família. Vamos entender um pouco mais sobre essas questões e como identificar possíveis problemas.
O Caixa Tem ultrapassa a simples função de um aplicativo de governo para sacar o auxílio emergencial. O app permite uma série de transações, como pagamento de boletos, consulta do Bolsa Família, transferências via PIX, entre outros recursos. Esse grande volume de operações pode causar instabilidades. O usuário precisa saber identificar os erros mais comuns e saber como agir.
O que fazer quando o Caixa Tem apresenta erro?

Primeiro, é importante esclarecer que muitos dos erros do Caixa Tem podem ser resolvidos atualizando o aplicativo. Caso você encontre um erro de acesso, evite tentar entrar pelo aplicativo em outro celular, pois isso pode causar o bloqueio do app, aumentando o problema. A seguir, vamos trazer alguns problemas comuns e possíveis soluções:
“Erro ao localizar conta Caixa Tem”
Esse é um erro bastante comum no Caixa Tem. Ele costuma acontecer nos horários de maior acesso, entre 7h e 21h, quando o usuário tenta acessar o aplicativo. A falha está relacionada ao processamento dos dados e não significa que há algum erro com sua conta no Caixa Tem. Nesse caso, a orientação da Caixa é aguardar e tentar acessar o aplicativo mais tarde, em outro período do dia.
Versão do Caixa Tem desatualizada
Outra fonte de instabilidade pode estar relacionada à versão do aplicativo. Mantenha o Caixa Tem sempre atualizado para evitar problemas. A versão mais recente é a 1.80.3, lançada em 28 de junho de 2023. Fique atento, pois o banco realiza novas atualizações periodicamente.
Outra dica para manter o app estável é fazer a limpeza do cache do aplicativo Caixa Tem nas configurações de apps do seu aparelho celular. Portanto, se você quer saber se o Caixa Tem está fora do ar, primeiro verifique todas essas questões acima. Se mesmo assim o problema persistir, entre em contato com a Caixa Econômica Federal.
Notícia escrita por Simone Cordeiro, jornalista pela Universidade Nove de Julho, e editada por Bruno Ignacio, jornalista pela Faculdade Cásper Líbero, ambos atuantes na redação do Olhar Digital.