Em transmissão semanal ocorrida na última terça-feira 7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciaram a possibilidade de uma nova expansão do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Em estudo nos últimos meses, essa “Faixa 4” viria para beneficiar ainda mais famílias de classe média, cobrindo uma lacuna existente nos subsídios para moradia.
“Queremos oportunizar que mais pessoas, que sonham com uma moradia de três ou quatro quartos, possam ter essa realização através do financiamento pelo governo”, declarou Lula. As conversas para que isso aconteça já estão em andamento envolvendo o ministro Jader Filho, a Caixa Econômica Federal e a Casa Civil.
Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida

A expansão proposta para o programa se configuraria em uma nova faixa de financiamento, que atenderia famílias com renda mensal de até 12 mil reais. Essa seria uma grande evolução comparado ao patamar atual, onde a última faixa, a Faixa 3, contempla famílias com ganhos de até 8 mil reais mensais.
As regras do programa, que foram atualizadas em abril, dão margem para que as linhas de crédito variem entre 40 mil a 170 mil reais, a depender de diversos fatores, como a localização do imóvel. Com essa proposta em estudo, o alcance do programa Minha Casa, Minha Vida poderia chegar a duas milhões de famílias até 2026.
Como a Faixa 4 vai beneficiar a classe média brasileira?
Com essa possível inovação no programa, muitos brasileiros de classe média que têm o sonho de ter uma casa própria poderão conquistar esse objetivo. Até então, muitas dessas famílias encontravam dificuldades para enquadrar-se nas faixas de financiamento existentes. Agora, com essa proposta de Faixa 4, um novo leque se abre, dando mais oportunidade para milhares de brasileiros que sonham em ter a casa própria.