A primeira parcela do 13º salário de 2023 está prevista para ser paga até o dia 30 de novembro. Isso é uma boa notícia para todos os trabalhadores com carteira assinada, que possuem direito a este benefício. Devido à variedade de dúvidas referentes ao cálculo do valor, é importante compreender como funciona este pagamento.
De modo simplificado, a primeira parcela do 13° nada mais é do que a metade do valor que o trabalhador recebe em um mês. Mas atenção, para que um mês seja contado, um período mínino de 15 dias de trabalho deve ter sido cumprido.
Como são as parcelas do 13º salário?

Nas regras do pagamento do 13º salário, a primeira parcela não têm nenhum desconto, o valor a ser recebido é simplesmente a metade do último salário bruto que o trabalhador recebeu. Assim, por exemplo, se o salário é de R$ 5 mil, a primeira parcela será de R$ 2,5 mil.
Existe desconto no 13º salário?
Sim, a segunda parcela do 13° sofre alguns descontos. Entre esses descontos estão: o Imposto de Renda (IR), a contribuição do INSS, eventuais pensões alimentícias e contribuições associativas. Todos esses são calculados com base na última remuneração bruta que o trabalhador recebeu.
Como calcular o valor do décimo terceiro salário proporcional?
Para fazer o cálculo do 13º salário proporcional, primeiro você precisa dividir o seu salário bruto por 12. Depois, multiplique o resultado pelo número de meses que você trabalhou. Essa é uma excelente estratégia para ter uma ideia aproximada de quanto irá receber.