Em 07 de novembro de 2023 foi reportado um novo método de fraude que tem como alvo os clientes do Nubank. O golpe é realizado por meio de um contato falso que pode vir tanto por meio de ligação telefônica quanto de SMS (mensagem de texto), alertando os clientes sobre supostas compras feitas em seus respectivos cartões.
O golpe funciona da seguinte maneira: O cliente recebe uma ligação ou SMS de um número que aparentemente é oficial do Nubank. O contato informa sobre uma compra que supostamente foi realizada pelo cliente e que necessita de sua autorização ou, se não for reconhecida, sugere o seu cancelamento.
Como funciona o golpe com o Nubank?

Se o cliente optar pelo cancelamento da suposta compra, aí reside o perigo: ele é redirecionado para uma falsa central de atendimento, onde passa a conversar com uma pessoa (e não mais um robô como no início da ligação) que solicita suas informações bancárias. Em outros casos relatados, o golpe inicia com um SMS informando sobre compras que o cliente supostamente realizou e orienta para a ligação de um número de 0800 do banco caso não reconheça a transação. O número, porém, é falso e, ao entrar em contato, o cliente acaba sendo vítima do golpe.
Quais foram as consequências?
O Procon relatou o caso de um consumidor que através de uma dessas ligações teve um empréstimo no valor de R$ 50.750,00 realizado em seu nome, além de uma transferência via Pix de R$ 4.800,00 e outra de R$ 4.600,00. Tudo sem seu conhecimento ou autorização.
A orientação do Procon é que os consumidores não cliquem em links, não baixem aplicativos ou façam operações financeiras solicitadas por estranhos via telefone ou mensagem. Os bancos, incluindo o Nubank, não costumam solicitar tais ações de seus clientes. Em caso de dúvidas sobre uma ligação ou SMS referente à empresa, o recomendado é entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco.
E se eu, cliente Nubank, for vítima desse golpe, o que fazer?
Se você suspeitar de alguma atividade estranha em sua conta ou se sentir desconfortável com algum contato recebido, procure informar ao banco no prazo de 24 horas. Após, dirija-se ao Procon para que o órgão esteja ciente e possa tomar as devidas providências. Lembrando que, segundo a Súmula 479 do STJ, as instituições financeiras são responsáveis pelos danos gerados por fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de suas operações bancárias.
Portanto, ao receber ligações ou mensagens suspeitas, fique atento. Seus dados financeiros são importantes e devem ser guardados com segurança.