Apesar de estarmos em meio ao ano de 2023, a comunidade trabalhadora brasileira já está com os olhos voltados para as promissoras notícias financeiras de 2024. Com destaque, o aguardado calendário do PIS de 2024, cujo abono salarial promete contemplar os trabalhadores de empresas privadas com valores que superam os R$ 1.420.
A anual bonificação do Programa de Integração Social, conhecido pela sigla PIS, é destinada a trabalhadores formalizados em empresas privadas. Para o ano de 2024, as transações financeiras estarão sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal, seguindo as orientações do Ministério do Trabalho.
Calendário do PIS 2024: Quando será divulgado?

O tão comentado calendário do PIS 2024 que especifica as datas de pagamento é uma previsão para quem trabalhou formalmente durante o ano de 2022. Serão elegíveis para receber o benefício aqueles que receberam até dois salários mínimos mensais, fazem parte do PIS/PASEP por no mínimo cinco anos e foram incluídos na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.
Expectativas para o calendário do PIS 2024
Com base nas diretrizes adotadas pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023, é possível projetar os seguintes pontos para o calendário do PIS 2024:
- Cronograma pode ser divulgado em janeiro;
- Os depósitos podem começar a ser feitos em fevereiro e finalizados em junho, atendendo a diferentes grupos de beneficiários ao longo dos meses.
A Caixa realizará os respectivos pagamentos obedecendo a ordem de nascimento dos beneficiários, iniciando por aqueles nascidos em janeiro e encerrando em dezembro. O ABONO salarial poderá ser sacado por meio do aplicativo Caixa Tem, diretamente na conta corrente para clientes do banco, ou pessoalmente em uma de suas agências. O prazo final para o saque é em dezembro.
Como consultar a data de pagamento?
Em 2024, após a filtragem dos trabalhadores aptos feita pelo Ministério do Trabalho, será possível consultar a data de pagamento do PIS de forma simples e rápida. A consulta deve ser feita usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, seguindo os passos abaixo:
- Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e faça login pelo Gov.br;
- No menu, selecione a opção “Abono salarial”;
- Escolha o ano-base 2022;
- Confira o valor a receber e sua respectiva data.