No último domingo, dia 5, aconteceu a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 4 milhões de pessoas se inscreveram para a avaliação e responderam sobre linguagem e ciências humanas, além da redação.
A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha um papel fundamental e estratégico na avaliação dos candidatos e na definição de seus resultados. Ela serve como uma ferramenta valiosa para medir as habilidades dos estudantes, desenvolvendo competências que vão além do conhecimento acadêmico.
Além disso, o tema está geralmente ligado a um acontecimento evento ou discussão marcante da sociedade brasileira. O tema deste ano foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e levanta uma importante reflexão sobre o papel feminino no núcleo familiar e social.
Dados do IBGE mostram que em 2022, mulheres dedicaram aos cuidados do lar e pessoas 9,5 horas semanais a mais do que os homens, no total são mais de 20 horas por semana voltadas à atividade.
O movimento chamado de dupla jornada é ainda mais evidente quando um recorte de racial é feito, ainda segundo o mesmo levantamento, a taxa de realização de trabalho doméstico entre mulheres que se autodeclaram pretas é de 92,7%.
A segunda fase do Enem acontece dia 12 de novembro e os resultados serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.