Na segunda-feira (7), o Conselho de Administração do Méliuz (CASH3) propôs uma redução de capital da ordem de R$ 210 milhões. A medida é vista pela companhia como necessária por considerar este montante como excessivo. A ideia é que o valor seja restituído aos acionistas em dinheiro, de acordo com informações fornecidas pela própria empresa.
O colegiado decidiu aprovar a convocação de uma assembleia geral extraordinária de acionistas para deliberar sobre a questão, com a condição de que a venda do Bankly pela companhia seja concluída. O Méliuz, empresa conhecida por prestar serviços de cashback e fidelizar clientes, entre outros, espera concluir esta venda até o fim do mês.
Por que essa da Méliuz (CASH3) redução é relevante?

A redução de capital proposta não é vista como totalmente inesperada. Contudo, a perspectiva de um pagamento único e robusto é recebida de forma positiva. De acordo com análise realizada pela XP, se o montante total for distribuído, poderá resultar num dividendo extraordinário de 34% – um valor significativo.
Principais impactos do anúncio
Além da venda do Bankly, os analistas da XP destacaram outros aspectos relevantes que estão embutidos nessa operação, anunciada em dezembro de 2022. Um deles é a parceria comercial com a BV, que permitirá ao Méliuz oferecer produtos e serviços financeiros da BV aos seus clientes, com requisitos de capital consideravelmente menores, já que esses produtos/serviços utilizarão o financiamento da BV, e não do Méliuz.
Outro aspecto importante é a venda de uma participação de 3,85% à BV, acordada pelo Grupo Controlador a um valor de R$ 1,50 por ação. Como parte do acordo, a BV terá o direito de nomear um membro para o Conselho de Administração da Méliuz. A BV também terá uma opção de compra para adquirir a participação restante do grupo de referência até 3 de agosto de 2025.
Como ficam os acionistas minoritários?
O BV se comprometeu a apresentar uma proposta de aquisição de ações de acionistas minoritários nas mesmas condições da aquisição da participação remanescente do grupo de referência.