O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um auxílio mensal do governo destinado a idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência, independente da idade, desde que atendam aos requisitos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Importante destacar que, para acesso ao benefício, não é exigida contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para ser entendido como elegível, o requerente deve apresentar renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. O BPC é uma espécie de renda assistencial, pagando salário mínimo atual, porém não garantindo direitos como 13º salário e pensão por morte. Além disso, o benefício não é considerado para cálculo de aposentadoria.
Quem pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada e quais são os requisitos?

Para solicitar o BPC, o indivíduo precisa ter 65 anos ou mais, ou possuir qualquer tipo de deficiência que o incapacite para a vida independente e para o trabalho, e este impedimento deve ser comprovado por, no mínimo, dois anos. Além disso, é preciso comprovar a condição econômica da família.
Outras exigências incluem: possuir renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo, estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) com dados atualizados nos últimos dois anos e todos os integrantes da família devem possuir CPF. Além disso, é preciso ser brasileiro nato, naturalizado ou de nacionalidade portuguesa, e ter residência fixa no Brasil.
Como comprovar os requisitos e solicitar o BPC?
Para solicitar o BPC, o indivíduo deve comprovar a deficiência ou a condição etária e econômica. No caso de deficiência, é necessário passar por perícia médica e avaliação dos assistentes sociais do INSS. Esses agendamentos podem ser realizados pelo aplicativo ou site do Meu INSS, ou pela Central 135.
A comprovação da renda familiar é realizada somando todos os rendimentos dos membros da família que residem no mesmo domicílio. Há especificações de quais rendimentos devem ou não ser incluídos, em caso de dúvidas, é aconselhável buscar orientação.
O BPC é um auxílio duradouro?
O benefício de Prestação Continuada pode ser revisto pelo INSS a cada dois anos. Caso alguma das condições exigidas para recebimento do benefício deixe de ser atendida, o pagamento é encerrado imediatamente.
Como é realizado o pagamento do BPC e é possível acumulá-lo com outros benefícios?
O pagamento do BPC é realizado através de depósito em conta-corrente ou conta-poupança do beneficiário. Trata-se de um benefício inacumulável com outros da Previdência, como aposentadoria e pensão acima do salário mínimo, entretanto, pode ser acumulado com programas de transferência de renda como o Bolsa Família, desde que a renda familiar per capita não ultrapasse 1/4 do salário mínimo.